Segurança infantil: Proteja seu filho (a) contra acidentes domésticos!

A segurança infantil é algo que deve ser levado a sério em um ambiente em que a criança passa muito tempo, já que os acidentes domésticos são as principais causas de hospitalização infantil.

Na hora de planejar o cômodo, sendo ele o local em que a criança passa mais tempo ou não, é importante dar atenção para as pequenas coisas, pois sem proteção acidentes como ralar o joelho ou alguma lesão séria podem acontecer. Separamos algumas dicas que você deve dar atenção na hora de planejar o ambiente!

Móveis

Os móveis são um dos itens desta lista que mais requer atenção, pois os acidentes normalmente ocorrem quando a criança tenta subir em algum deles, podendo cair ou derrubar algum objeto. Quando for escolher os móveis para o quarto do seu filho, escolha peças com quinas arredondas e sempre com selo do Inmetro, uma garantia a mais.

Eletricidade

A eletricidade requer muito cuidado quando falamos de segurança infantil. Ao fazer o projeto do ambiente, evite deixar a vista qualquer cabo que passe eletricidade, como em adornos, por exemplo as luminárias, e deixe esses itens longe do alcance das crianças.

Ao planejar as tomadas, posicione-as em lugares em que elas não alcancem e tenha protetores de tomada na sua casa. Crianças são curiosas, por isso tenha atitudes preventivas para proteger seus filhos.

Tecidos

Alguns tecidos podem conter materiais que afetam a saúde da criança. Separamos os que requerem mais atenção:

  • Chumbo – é um material tóxico que quando absorvido pelo organismo, através da água, ar ou comida, pode ocasionar doenças graves; ⠀
  • BPA – é uma substância nociva à saúde (principalmente para crianças), afetando diretamente os hormônios do crescimento; ⠀
  • Formaldeídos – são elementos comuns na produção de vários tecidos, expondo a risco os trabalhadores durante a sua produção direta, no tratamento de materiais e produção de resinas; ⠀
  • Fitalatos – eles causam uma série de problemas adversos à saúde, incluindo danos ao fígado, aos rins e ao pulmão, bem como anormalidades no sistema reprodutivo.

Por isso, seja cuidadoso (a) na hora de adquirir produtos feitos de tecidos, como as cortinas.

Higiene⠀

A higiene é considerada uma segurança infantil preventiva para evitar problemas de saúde na criança.

Na hora da limpeza dos quartos de bebês, evite utilizar produtos com cheiro forte e, caso seja necessário, dilua em água. Para tirar o pó que ficam nos móveis, sempre passe um pano úmido para não levantar poeira.

Não se esqueça de manter produtos de limpeza no geral fora de alcance das crianças.

É importante levar essas dicas não somente para um cômodo em que a criança passa maior parte do seu dia, mas sim para toda a casa. A segurança infantil preventiva pode evitar diversos acidentes domésticos!

 

Você deseja desenvolver um projeto que possua segurança infantil independente do cômodo? Então entre em contato conosco! A Ora Bolas Design foi fundada a partir da ideia de unir a arquitetura à sua constante preocupação com sustentabilidade, tornando ambientes que estimulam e incentivam o desenvolvimento.

Gostou da nossa matéria? Confira em nosso blog outros artigos como psicologia das cores e como o design pode ajudar na criatividade e desenvolvimento infantil! 😉

contato@orabolasdesign.com.br

55 (31) 99315-3076