Psicologia das cores: Como utilizar as cores para ambientes infantis?

Os tons de cores para ambientes infantis é uma das etapas mais importantes e divertidas de se escolher. Cada cômodo é diferente, por isso são necessárias cores que sejam especificas para aquele local, já que alguns tons trazem tranquilidade enquanto outros despertam a criatividade na criança.

Para te ajudar a escolher paleta de cores que combine com o local, produzimos esse artigo e esperamos que você consiga escolher a cor ideal!

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores se trata do estudo que mostra quais as emoções e desejos que os seres humanos têm ao ver diferentes tons de cores em sua frente. Existem diversas percepções de pessoa para pessoa, que foi comprovado no livro “A psicologia das cores” da Eva Heller. Muitas pessoas se preocupam somente com a cor que vai ser usado no quarto da criança, mas ambientes, como o cantinho de estudos, precisam receber atenção quanto aos tons que serão utilizadas nas paredes e móveis.

A reação da criança ao ver as cores

Cada cor desperta um comportamento na criança, alguns trazem tranquilidade já outros despertam a concentração.

Branco – traz a sensação de paz e neutralidade

Verdeajuda a relaxar e contribui com a saúde, ideal para quartos ou lugares em que a criança costuma descansar;

Azulele ajuda a acalmar e estimula o aumento da criatividade;

Roxoum ótimo aliado à criatividade e desenvolvimento infantil, aumenta a concentração e pode ser combinado com outras cores para ambientes infantis;

Rosaativa a imaginação e o rosa em tons claros ajuda a acalmar;

Vermelhoé uma cor que estimula a energia, mas é recomendando utilizar nas decorações;

Laranjaajuda no pensamento crítico e memória, ótimo para utilizar em lugares que a criança estuda;

Amareloestimula a felicidade, otimismo e ajuda na concentração, uma ótima cor para cantinho de estudos ou leitura.

Cores para ambientes que a criança descansa

Na hora da escolha das cores, principalmente em quartos, recomendamos utilizar tons mais claros. Uma dica é levar a criança para comprar a tinta, mostre as cores como: azul e rosa bebê, verde pastel, amarelo claro, branco, entre outros, e deixe ela escolher a que mais gostar! Mas isso não quer dizer que você não poderá utilizar tons coloridos nos papeis de parede e decorações, mas vamos falar sobre isso nos próximos tópicos.

A cor ideal para cômodos em que a criança estuda

As cores para ambientes em que a criança passa o tempo estudando deve ter mais atenção ao fazer o projeto, pois colocar adornos com cores erradas poderão atrapalhar.

Cores para ambientes de estudos como azul, amarelo, laranja, verde e vermelho são ótimos para concentração. Não é necessário colocar uma parede inteira somente de uma cor ou toda a decoração da mesma cor, você pode improvisar e variar.

Decorações e papéis de paredes

É nesse momento que você pode colocar a imaginação e a criatividade em plano! As decorações e brinquedos escolhidos corretamente poderão ajudar a criatividade e desenvolvimento da criança.

Uma ótima ideia para a decoração e iluminação é utilizar piscas-piscas e lâmpadas personalizadas, mas sempre tendo a segurança em primeiro lugar e não colocando em lugares perigosos.

Os papeis de parede são uma ótima escolha para deixar o local mais bonito e o melhor é que existem diversas estampas para escolher. É superdivertido para o seu pequeno (a) participar desse processo.

 

As cores para ambientes podem ser utilizadas ao das crianças e da maneira que você quiser, mas é importante ter cuidado na hora da escolha dos tons. E não se esqueça de utilizar as dicas que demos!

Você gostaria de desenvolver um projeto para o ambiente em que seu filho fica? Então entre em contato conosco! A Ora Bolas Design foi fundada a partir da ideia de unir a arquitetura à sua constante preocupação com sustentabilidade, tornando ambientes que estimulam e incentivam o desenvolvimento.

contato@orabolasdesign.com.br

55 (31) 99315-3076