Iluminação para ambiente infantil: Como utilizar e quais luzes escolher

A iluminação para ambiente infantil é uma das etapas que mais requer atenção ao planejar. Você pode escolher utilizar luzes naturais ou artificiais, tudo dependerá do cômodo.

Separamos algumas dicas sobre iluminação e tipos de lâmpadas para te ajudar a deixar o ambiente infantil mais iluminado e alegre!

Para qual ambiente infantil será o projeto?

Existem diversos tipos de iluminações, então é preciso analisar o ambiente. Se for para o quarto de uma criança, observe a posição das janelas e se tem como utilizar a luz natural e, se sim, isso já vai te ajudar na hora do projeto. Para um quarto você tem diversas opções, desde luz de teto e luminárias até painéis de led.

Nos cantos de estudos deve-se ter atenção na questão do foco. Por isso, é interessante utilizar luminárias de mesas (mas tudo com segurança para que a criança não derrube e se machuque) e, se possível, deixar a mesa de estudo próxima a uma janela.

Estilos de lâmpadas

Existem diversas variedades de lâmpadas, as que gastam muita energia até as mais econômicas e as que você pode controlar o nível de iluminação.

Lâmpada led

A lâmpada led é a mais econômica que você vai encontrar, já que ela não consome muita energia, sua durabilidade é ótima e são fáceis de achar. É uma ótima opção de iluminação para ambiente infantil.

Também existem as fitas led, que podem criar uma ambientação mais aconchegante. Algumas vêm com um controle para poder alterar a cor e intensidade da iluminação do ambiente. Também é uma ótima opção para desenvolver a criatividade da criança.

Lâmpada fluorescentes

A lâmpada fluorescente é uma das melhores se levarmos em consideração o valor econômico, pois ela não gera calor e sua durabilidade é longa. Porém, ela não é a melhor lâmpada para se adquirir principalmente para um ambiente infantil, pois sua composição possui gás argônio e vapor de mercúrio.

Lâmpada halógenas

Elas são parecidas com as lâmpadas incandescentes, mas a halógena é mais elaborada, tendo uma luz mais “brilhante” que a incandescente. Também é uma das lâmpadas que não recomendamos para quartos de criança, já que ela possui muitos componentes químicos.

Lâmpadas decorativas

Existe uma enorme variedade de lâmpadas decorativas e sabemos que pode ser difícil de escolher. Por isso, pesquisamos alguns estilos de iluminações para ambiente infantil, facilitando a sua escolha na hora de comprar!

Spots

Os spots são as iluminações diretas, com o design mais moderno. Eles são utilizados para decorar o ambiente podendo destacar os objetos. Você encontra para comprar o spot trilho (com várias luzes) ou único.

Lâmpadas de Filamento de Carbono

Para as pessoas que gostam de decoração vintage, a lâmpada de filamento de carbono é a melhor opção de iluminação para ambiente infantil. Esse estilo de lâmpada, que é inspirada no design das primeiras criadas, fica lindíssimo em qualquer ambiente. Sua iluminação é em tons mais quentes, deixando o ambiente confortável e aconchegante.

Lâmpadas dimerizáveis

As lâmpadas dimerizáveis são ótimas opções de iluminação para ambiente infantil. Com elas é possível controlar a luz através do Dimmer, um controlador de intensidade de luz, deixando o ambiente mais claro ou escuro, dependendo da sua necessidade. Esse tipo de lâmpada é ótima para quartos, pois os níveis mais claros ajudam a criança a relaxar.

Lustres

Existem diversos estilos de lustres, dos mais clássicos até os modernos. Como estamos falando de uma iluminação para ambiente infantil, é interessante pesquisar os tipos de lustres próprios para crianças, que podem ter formatos divertidos, como de nuvens ou de animais.

Quando a iluminação para ambiente infantil é aplicada corretamente, o local fica mais bonito, confortável e aconchegante. As lâmpadas fazem muita diferença, principalmente para quartos de crianças, ajudando-as a terem uma qualidade de sono melhor.

Não se esqueça que a luz natural é importante independente do cômodo. Durante o dia abra as portas e janelas da sua casa para ter mais iluminação e ventilação!

Você gostaria de desenvolver um projeto para um ambiente infantil? Então entre em contato conosco! A Ora Bolas Design foi fundada a partir da ideia de unir a arquitetura à sua constante preocupação com sustentabilidade, tornando ambientes que estimulam e incentivam o desenvolvimento.

Gostou da nossa matéria? Confira em nosso blog outros artigos como psicologia das cores e como o design pode ajudar na criatividade e desenvolvimento infantil

contato@orabolasdesign.com.br

55 (31) 99315-3076