Brincadeiras para crianças – Dicas de atividades criativas para fazer

Seus filhos ficam pedindo para você brincar com eles, mas as brincadeiras já estão repetidas? Separamos algumas ideias de brincadeiras para crianças conhecidas e que todo mundo pode se divertir!

Dança das cadeiras

Você precisará de cadeiras (uma a menos da quantia de pessoas que vão brincar) e um rádio para tocar a música. Conforme os participantes forem saindo eles levam uma cadeira junto. Esta brincadeira para criança é ótima para fazer eles dançarem.

Amarelinha

Uma atividade antiga e que provavelmente todos já brincaram, a amarelinha é fácil de se fazer e é uma brincadeira para crianças que não cansa. Você só precisa de um giz para poder desenhar os quadros no chão, mas também existe a opção de tapetes já prontos.

Origami

Existem diversos estilos, desde os mais fáceis até os difíceis de montar. Os de animais mais conhecidos são os de cisnes e peixes, e o mais fácil de fazer é o barquinho.

É necessário uma folha de papel, tesoura e régua. Você pode pegar o modelo na internet e seguir o passo a passo.

Cabana

Você pode montar uma cabana com cadeiras ou algo mais elaborado!

Uma opção que as crianças adoram são as tendas no estilo índio. Para fazer você precisa de algumas madeiras e um tecido que cubra todo o comprimento (clique aqui e confira alguns tutorias de como fazer).

Outra opção é a cabana redonda de tecido, ótima para deixar no quarto da criança. Clique aqui e confira alguns tutoriais. Com a cabana dá para fazer muitas brincadeiras para crianças.

Telefone sem fio

A brincadeira para criança que muitos pais vão considerar nostálgica! Existem duas maneiras de brincar de telefone sem fio, a que pode ser feito o telefone de lata ou a que vai passando a frase de pessoa para pessoa.

Esta atividade é ótima para desenvolver a memória e fazer a criança prestar mais atenção no que está acontecendo em sua volta.

Bolhas de sabão

A brincadeira para criança mais fácil de fazer, já que você só precisa de água, sabão (detergente ou shampoo) e algo para conseguir fazer as bolinhas.

Misture o sabão com a água e vá testando até achar que está bom, mas quando começar a brincar cuidado com a segurança, pois o chão fica escorregadio e o sabão pode cair no olho.

Batata quente

Para brincar de batata quente é necessário um objeto (ou uma batata!) e uma faixa. As crianças sentam em uma roda e uma delas fica no meio. Você utiliza a faixa para tampar os olhos da criança do meio e dá uma batata ou o objeto escolhido para os que estão no círculo.

Para diferenciar a brincadeira, a criança que estiver no meio pode falar coisas como “use somente uma mão para passar” e até pedir para girarem no sentido contrário e então falar “queimou”.

Teatro

Uma atividade que pode ser considerada brincadeira para crianças, o teatro ajuda a desenvolver a fala e criatividade. Deixe eles criarem a própria história ou escolha um conto e deixe eles se divertirem.

Também tem a opção do teatro de fantoches, em que as crianças podem fazer os próprios bonecos e apresentarem.

Boliche

Separe as garrafinhas de plástico que você tem na sua casa e encha elas com um pouco de água, pegue uma bolinha (caso não tenha faça uma bolinha com meias) e deixe as crianças se divertirem. Faça as pontuações da maneira que você quiser e que tal dar um presente para quem ganhar?

Bexigas no ar

Nesta brincadeira para crianças são necessárias bexigas (quantas você quiser) e um lençol. Depois de encher as bexigas duas crianças pegam nas pontas do lençol e jogam a bexiga para cima, não podendo deixar elas caírem no chão. Com o passar da brincadeira adicione mais bexigas e deixe a atividade mais difícil.

 

Qual brincadeira você está fazendo com seus filhos que nós não citamos aqui? Deixe seu comentário no nosso Facebook ou Instagram!

Você gostaria de desenvolver um projeto para um ambiente infantil? Então entre em contato conosco! A Ora Bolas Design foi fundada a partir da ideia de unir a arquitetura à sua constante preocupação com sustentabilidade, tornando ambientes que estimulam e incentivam o desenvolvimento.

Gostou da nossa matéria? Confira em nosso blog outros artigos como psicologia das cores e como o design pode ajudar na criatividade e desenvolvimento infantil.

contato@orabolasdesign.com.br

55 (31) 99315-3076