Aparelhos eletrônicos para crianças: Quais os cuidados?

Os aparelhos eletrônicos para crianças podem ajudar no desenvolvimento e facilitam o dia a dia dos papais, como a babá eletrônica, mas também podem atrapalhar a rotina.

Confira as nossas dicas para utilizar a tecnologia ao seu favor e ao favor de seus filhos!

Aparelhos eletrônicos para crianças podem atrapalhar?

Sim! Eles podem afetar tanto a rotina como o desenvolvimento das crianças, que podem assistir tv, usar celular e jogar videogames, mas tudo com moderação e supervisão dos pais.

Não se esqueça de sempre estar próximo (a) a elas para observar os conteúdos e sempre esteja de olho na hora, para não deixar a criança ultrapassar mais de 1 hora* utilizando os aparelhos.

*Em caso de dúvidas, confirme a informação com um pediatra.

Utilize a tecnologia ao favor de todos

Os aparelhos eletrônicos para crianças podem ajudar os pais de diversas maneiras:

Alguns podem distrair e ocupar as crianças com brincadeiras, ajudar no desenvolvimento e criatividade. Lembrando que o desenvolvimento da criatividade pode ser realizado de diversas maneiras e uma delas é com o próprio ambiente em que a criança passa o seu tempo. Leia o nosso artigo para saber mais.

Escolhemos alguns aparelhos que podem facilitar a sua rotina, confira!

Babá eletrônica

Para os papais de crianças recém-nascidas até os 2 anos, a babá eletrônica é a melhor opção para você ficar tranquilo enquanto elas dormem.

Caixinhas de som

Um dos melhores aparelhos que você pode adquirir para distrair e estimular as crianças! São várias as opções: colocar músicas mais calmas para que elas durmam, músicas alegres para dançarem, ruído branco, entre outras opções.

Com essas atividades, tanto o desenvolvimento motor quanto a criatividade da criança podem melhorar.

Aplicativos para celular

O celular pode ser considerado um aparelho eletrônico para as crianças, porém ele requer atenção dobrada! É recomendado para crianças mais velhas e com tempo limitado por dia.

Em relação a criatividade, existem diversos aplicativos próprios para cada idade. Você pode baixar jogos de desenhos, de memória, pinturas, músicas, entre outros. Para os papais, o celular pode ajudar com calendários e agendas para anotar consultas ou eventos escolares. Além disso, algumas babás eletrônicas captam a imagem e enviam direto para o celular.

Por quanto tempo a criança pode utilizar o aparelho eletrônico?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) realizou uma pesquisa na qual orienta que:

Crianças abaixo de 1 ano – Não devem ser expostas a telas como celulares, televisões, tablets, entre outros;

Crianças entre 1-2 anos – Deve ser evitado a exposição aos aparelhos eletrônicos;

Crianças entre 2-4 anos – Podem utilizar aparelhos eletrônicos para crianças, mas no máximo 1 hora por dia.

Lembrando que o uso excessivo de aparelhos digitais poderá trazer diversos problemas no futuro como problemas na vista, insônias, dificuldades de socialização, mudanças de humor, entre outros.

Posso colocar aparelhos eletrônicos para crianças no quarto?

Aparelhos como a babá eletrônica e caixinhas de som podem ser colocados, mas longe das crianças, de preferência em lugares altos para a segurança dela.

Já televisões, videogames, computador e celular devem ser mantidos em outros lugares da casa. Quando no quarto da criança, a utilização desses aparelhos antes de dormir poderá atrapalhar principalmente no sono.

Você deseja desenvolver um projeto que possua aparelhos eletrônicos para crianças, facilitando no seu dia a dia? Então entre em contato conosco! A Ora Bolas Design foi fundada a partir da ideia de unir a arquitetura à sua constante preocupação com sustentabilidade, tornando ambientes que estimulam e incentivam o desenvolvimento.

Gostou da nossa matéria? Confira em nosso blog outros artigos como psicologia das cores e como o design pode ajudar na criatividade e desenvolvimento infantil! 😉

contato@orabolasdesign.com.br

55 (31) 99315-3076