Ambientes para crianças: Como o design pode ajudar na criatividade e desenvolvimento infantil?

Você se lembra do que mais chamava atenção no seu quarto quando era criança? Todos, em algum momento da vida, precisaram passar pelo desenvolvimento infantil.

Esses instintos podem ser auxiliados nas escolas com brincadeiras e estudos, mas um fator importante é o local em que a criança passa seu dia. Os brinquedos, decorações, adornos e cores influenciam no desenvolvimento da coordenação motora, na maneira de se comunicar e se expressar.

Por isso separamos algumas dicas do que pode ser mudado ou adicionado no ambiente infantil, trazendo benefícios para a criança!

Arquitetura Montessoriana

A aplicação do método Montessori na arquitetura faz total diferença em ambientes, já que o método consiste no desenvolvimento infantil, tornando as crianças mais independente dos pais.

Nela, as mobílias são feitas para que a criança consiga fazer tudo sozinha, como pegar um livro, fazer suas lições e dormir. A liberdade, a autodisciplina, autonomia, estímulo às capacidades sensoriais e acessibilidade são algumas das vantagens desse tipo de projeto.

As cores ideais para o ambiente

Antigamente, as cores para os quartos eram separadas entre azul e rosa, mas hoje em dia esse conceito mudou. Muitas dúvidas aparecem em relação a esse assunto: escolher tons neutros ou coloridos?

As cores claras são ótimas opções para quartos de recém-nascidos e os tons coloridos para qualquer idade. Mas também existe a opção de fazer paredes com cores misturadas, papeis de paredes, adesivos ou decorações com tons diferentes que facilitam o desenvolvimento infantil!

Cantinho de leitura e estudos

Ter um cantinho para poder praticar as leituras e fazer as lições de casa estimulam o foco, o desenvolvimento infantil, a criatividade e os estudos.

Para o local de leitura, podem ser colocados móveis simples. Uma ótima ideia é colocar um puff e um abajur, assim a criança poderá se sentir confortável.

Para o cantinho de estudos, é necessária uma mesa para facilitar na hora dos deveres. Uma opção de decoração é colocar um painel para que a criança deixe seus desenhos ali, certeza que ela irá adorar!

Brinquedos e organização

Podemos dizer que, para o desenvolvimento infantil, os brinquedos são os mais importantes. Por exemplo, os que são musicais, além de deixarem o ambiente bonito, também estimulam o ritmo, a pronuncia e faz a criança se interessar pela a arte.

Já a respeito da organização, ter um baú no ambiente estimula a criança a guardar os brinquedos e, com o tempo, trará mais independência.

Decoração e acessibilidade

Podemos dizer que a decoração é a parte mais envolvente em um ambiente, as cores alegres atraem atenção e facilitam no desenvolvimento infantil e na criatividade.

As estantes e nichos facilitam no dia a dia e ajudam na independência. Por exemplo: se um boneco está guardado em um local da altura da criança, ela poderá pegar sem ajuda dos pais. Já uma ótima opção para iluminação são os piscas-piscas, eles ajudam na imaginação e criatividade na hora de brincar.

Muitos fatores auxiliam no desenvolvimento infantil, como a tecnologia que sempre está presente ou os próprios estudos. Mas, como falamos nesta matéria, as crianças passam muito tempo em seus quartos ou em outros cômodos da casa, então é essencial ter detalhes que façam suas imaginações irem longe.

Você gostaria de desenvolver um projeto para o ambiente em que seu filho passa mais tempo? Então entre em contato conosco! A Ora Bolas Design foi fundada a partir da ideia de unir a arquitetura à sua constante preocupação com sustentabilidade, tornando ambientes que estimulam e incentivam o desenvolvimento.

contato@orabolasdesign.com.br

55 (31) 99315-3076