Que tal montar um quarto montessoriano para seu filho? O foco é oferecer um ambiente com móveis e objetos na altura dos olhos da criança para que ela desenvolva a sua autonomia e liberdade com segurança!

Neste método, o que é priorizado é a autoeducação. O quarto deve possuir elementos posicionados na altura da criança, que diariamente possam estimular a autonomia e desenvolvimento de forma segura, para que ela se sinta à vontade para utilizar e explorar o espaço. A ideia é respeitar e incentivar a criança, dando liberdade ao movimento, incentivando a independência e proporcionando oportunidade a aprendizados e enfatizando atividades sensoriais, dentre outros. Sendo assim, o objetivo do quarto montessoriano é que ela decida como e quando vai brincar com as próprias coisas, e faça isso sem a ajuda de um adulto, por exemplo.

Aqui estão alguns exemplos:
Cama – ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem uma liberdade maior para as crianças, já que podem se deitar e levantar quando quiserem. E para garantir a segurança e o conforto da cama no chão, as almofadas e protetores impedem que o bebê muito pequeno role enquanto dorme.

Barras afixadas na parede – facilita que a criança fique de pé e comece a andar, criando autonomia e aprendendo com segurança, a ficar de pé e até dar os primeiros passos.

Armário baixo – armazena no espaço menos opções de roupas para que a criança escolha e organize sozinha com facilidade.

Espelho – para que seu filho se reconheça. Pode ser colado em placa MDF e preso à parede para evitar que se quebre e os pedaços machuquem a criança.

Brinquedos – devem estar destribuídos de maneira que a criança possa pegar quando desejar. Para que desperte o interesse e não gere monotonia, é indicado que eles sejam trocados em um esquema de rodízio há casa 15 dias.

Segurança é importante!
Em um ambiente com tantos elementos ao alcance da criança, a principal preocupação é com a segurança. Por isso aqui vão algumas dicas:
– Evite móveis ou outros elementos com quinas.
– Não use quadros com vidros. Prefira acrílico.
– Fixe os objetos na parede com fita dupla face. Evite o uso de pregos.
– Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar.
– Esconda e proteja as tomadas.

Gostaram? Agora é só decorar e se divertir!